Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

VENCENDO AS CILADAS DO INIMIGO
Aula do dia 27/03/2011 (revista Lições da Bíblia – Ed.Central Gospel)
Texto Bíblico Básico (Efésios 6.10-18)

A armadura de Deus

10Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos;

Texto Áureo

“Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.
1 Pedro 5.8

OBJETIVOS

De acordo com o ensino ministrado, o aluno deverá:

1.    Entender que as ciladas do diabo são constantes na vida do Cristão.
2.    Vigiar em todo o tempo para não dar lugar ao nimigo.
3.    Confiar na proteção divina.

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS

Esta primeira lição trata das ciladas constantes que o inimigo apronta para a vida do homem.
Estuda como o inimigo atua, os níveis e a organização do seu “exército”.
Também exalta o Deus Todo-Poderoso, que supera toda a força e toda fúria do adversário e traz à lembrança as promessas divinas de vitória para os que estão em Cristo Jesus.




COMENTÁRIO
Palavra introdutória

A lição em apreço aborda um assunto vivido no dia-a-dia de cada Cristão.
Quando se fala em ciladas, trata-se de situações embaraçosas preparadas para o Cristão.
A situação a que estamos nos referindo não provém de pessoas, mas de Satanás e seus subordinados e, para vencê-lo, o crente precisa estar sob a proteção divina.

1.    O GRANDE INIMIGO DO HOMEM

Desde que o homem nasce, ele está exposto a enfrentar uma luta constante que persistrá por toda a sua vida.

1.1 A luta espiritual do Cristão

A luta do cristão se dá no mundo espiritual, pois o adversário é um ser espiritual, contra quem não existem técnicas, ou métodos, ou mesmo armas humanas que sejam capazes de vencê-lo.

Esse é um combate que requer preparação, força e coragem, porquanto a luta é constante contra um inimigo ousado, que sabe aproveitar todas as oportunidades, pois vive sempre na espreita, procurando quem possa tragar.
(1 Pe 5.8)
“8Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.”

O apóstolo Paulo adverte acerca da intensidade da luta, levando em consideração que satanás é um espírito e, dada a sua situação, ele leva certas vantagens sobre o ser humano.

Satanás odeia o homem por ser a imagem e semelhança de Deus.
O seu poder de destruição é imenso. Ele também é um exímio enganador.
(Gn 3.4,5)
“4Mas a cobra afirmou:
– Vocês não morrerão coisa nenhuma! 5Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.”

Mesmo assim, muitas pessoas não crêem que ele existe, outras pensam que, se não o incomodarem, ele não atacará. Até mesmo muitos crentes o consideram fraco e derrotado.

Derrotado, sim, por Jesus ressuscitado (Cl 2.15)” E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.”

Mas ainda possuidor de força e poder, capaz de fazer estragos em muitas vidas.

É necessário vigiar constantemente para não ser pego de surpresa.
(1 Co 16.13) “Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes.

Para combatê-lo, é preciso usar armas especiais.

1.2 Características do inimigo do homem

Satanás, o inimigo número 1 doas filhos de Deus, antes era Lúcifer, cujo significado é portador de luz. Era o querubim ungido. Pertencia a uma lata esfera e possía privilégios, servindo diante do trono de Deus.

(Ez 28.12-19) “12– Homem mortal, cante uma canção de tristeza por causa do fim que o rei de Tiro vai ter. Diga-lhe que eu, o Senhor Deus, digo isto: “Você era um exemplo de perfeição. Como era sábio e simpático! 13Você vivia no Éden, o jardim de Deus, e usava pedras preciosas de todo tipo: rubis e diamantes; topázio, berilo, ônix e jaspe; safiras, esmeraldas e granadas. Você tinha jóias de ouro que foram feitas para você no dia em que foi criado. 14Eu fiz de você um anjo protetor, com as asas abertas. Você vivia no meu monte santo e andava pelo meio de pedras brilhantes. 15A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal. 16Você ficou ocupado, comprando e vendendo, e isso o levou à violência e ao pecado. Por isso, anjo protetor, eu o humilhei e expulsei do monte de Deus, do meio das pedras brilhantes. 17Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juízo. Então eu o joguei no chão a fim de servir de aviso para outros reis. 18Você foi tão desonesto nas compras e vendas, que os seus lugares de culto foram profanados. Por isso, pus fogo na cidade e a queimei completamente. Todos os que agora olham para você estão vendo que você virou cinzas. 19Você está acabado para sempre, e todas as nações que o conheceram estão apavoradas, com medo que aconteça a mesma coisa com elas.”

Sua queda foi o resultado do orgulho, da auto-exaltação e da rebelião, ele conseguiu enganar uma multidão de anjos, levando-os também a se rebelarem contra Deus.

(Ap 12.4) “4Com a cauda ele arrastou do céu a terça parte das estrelas e as jogou sobre a terra. Depois parou diante da mulher grávida a fim de comer a criança logo que ela nascesse.”

(Is 14.12-15) “12Rei da Babilônia, brilhante estrela da manhã,
você caiu lá do céu!
Você, que dominava as nações,
foi derrubado no chão!
13Antigamente você pensava assim:
“Subirei até o céu
e me sentarei no meu trono,
acima das estrelas de Deus.
Reinarei lá longe, no Norte,
no monte onde os deuses se reúnem.
14Subirei acima das nuvens mais altas
e serei como o Deus Altíssimo.”
15Mas você foi jogado no mundo dos mortos,
no abismo mais profundo.”

Satanás é o espírito supremo do mau e da injustiça. Ele comanda um “exército” bem organizado, que obedece a uma hierarquia entre os espíritos malignos prontos para entrar em ação a qualquer momento sob as ordens do seu chefe.

1.2.1 Principados e potesdades
(Ef 6.12) “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Principados são territórios ou estados cujo soberano é um príncipe, nesse caso, o príncipe das trevas.

Potestades siginifica aqueles que tem grande poder.
(Ef 2.2) “2Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.”

Mesmo com todo o poder que possuem serão aniquilados por Jesus.
(Hb 2.14) 14Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte.”

1.2.2. Príncipe das Trevas
(Ef 6.12) “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Esse grupo trabalha exclusivamente no mundo espiritual, ofuscando a visão do homem para que esse não veja a glória de Deus e não reconheça Jesus.

Essa estratégia é usada para enfraquecer a igreja.
(2 Co 4.4) “4Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.”

1.2.3 Hostes espirituais
(Ef 6.12) “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

São como tropas de um exército que estão prontas paa atacar a qualquer hora e em qualquer lugar onde necessitar de reforço.

2.       NÍVEIS DE BATALHAS

Por exemplo, numa guerra entre nações são usados vários tipos de ataques. Cilada é sinônimo de emboscada, deslealdade, traição, perfídia,, embuste, engano, armadilha, ardil.

Ele está sempre preparando armadilhas, ciladas para o crente cair. Satanás observa o crente e investe contra ele. Às vezes de maneira sútil, com pequenas coisas. Por exemplo, leva-o a pensar que não faz mal ganhar algum dinheiro de forma desonesta se for para comprar coisas necessárias para casa. Segundo ele, os fins justificam os meios.

Cuidados com essas ciladas , pois podem levar à corrupção do caráter do crente.

2.1  Ataque Pessoal

O diabo ataca de supresa, onde ele encontra fragilidade e falta de vigilância.
Não pense, irmão ou irmã, que você está fora da observação do inimigo. Lembre que ele rodeia e passeia pela terra e observa as ações de cada crente.

(Jó 1.6-10) “6Chegou o dia em que os servidores celestiais vieram apresentar-se diante de Deus, o Senhor, e no meio deles veio também Satanás. 7O Senhor perguntou:
– De onde você vem vindo?
Satanás respondeu:
– Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali.
8Aí o Senhor disse:
– Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado.
9Satanás respondeu:
– Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 10Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado.”

2.2  Ataques coletivos e familiares

Satanás sabe que o home é um ser social, sabe que se atingir um pai, uma mãe ou um filho, toda a família sentirá os resultados.
Da mesma forma acontece na igreja. Todos tem o mesmo sentimento. Atingindo um, todos os demais sofrem.
(1 Co 12.26) “26Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.”

2.3  Ataques Sociais

Quantas vezes um crente é provocado por um vizinho, ou por alguém no trãnsito, no trabalho, na escola.
Use a autoridade espiritual que possui e repreenda o investida do inimigo no poder do Senhor.
Ensine a seus alunos a não ser conformarem com as coisas perniciosas por serem pequenas.
Não se deve brincar com coisa séria.

2.4  Ataques em nível nacional


A satisfação de satanás é ver uma nação destruída, seu povo na miséria, no descontentamento, na murmuração. Isso gera agressividade, vingança, violência.

(Dn 10.13) “13 O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia.”
 
As pessoas são entregues a prostituição, a imoralidade, contraindo doenças incuráveis.
Tudo isso desestabiliza a família e leva a sociedade ao caos.


2.5  A batalha espirtual também é travada em nível superior

Quando deus quis revelar coisas futuras ao profeta Daniel, travou-se uma batalha  nas regiões dos lugares celestiais para impedir as respostas das orações de Daniel (Dn 10.12-14) “12Aí ele disse:
– Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração. 13O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia. 14Agora, eu vim explicar a você o que vai acontecer com o seu povo, pois essa visão é a respeito de coisas futuras.”

Paulo diz que nossa  luta se trava em uma instância superior ao mundo humano (Ef 6.12) “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

3.    APLICANDO OS MEIOS PARA ALCANÇAR A VITÓRIA

Para livrar-se dos ardis do inimigo é precisa estar bem armado. Apossar-se de toda armadura de Deus que está à disposição.
Para se usar devidamente tais armas, é preciso que se coheçam 03 posições fundameitais numa batalha.

3.1  A Vanguarda

Essa é aposição de ataque. É quando o soldado está enfrentando inimigo de frente, destemido, com ousadia.
Ele não foge, não recua, mas avança varonilmente.
Da mesma forma acontece no sentido espiritual com o crente.
Ele usa as armas de ataque providas por Deus e obedece ao comando que diz : “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7)

3.1.1      Armas de ataque

Palavra de Deus (Ef 6.17) “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”

Jesus usou esta arma para vencer a satanás na tentação
(Mt 4.4) “4Jesus respondeu:
– As Escrituras Sagradas afirmam:
“O ser humano não vive só de pão,
mas vive de tudo o que Deus diz.”

(Mt 4.10) “10Jesus respondeu:
– Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam:
“Adore o Senhor, seu Deus,
e sirva somente a ele.”

É por esse fato que o diabo quer tirar a Palavra da igreja, a fé vem pelo ouvir a Palavra.
(Rm 10.17) “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.”

Ler a Bíblia, estudar a Palavra, pesquisar, memorizar versículos é arma forte contra o inimigo.
Ele também conhece as escrituras, mas deturpa seu sentido.

Muitos crentes, atualmente estão se satisfazendo apenas em participar de musicais, de show gospel, é só canção, músicas, cantos.
O louvor deve ter o seu lugar, Deus se agrada dos louvores.
Mas nada deve ocupar o ensino da Palavra de Deus. É ela que fortalece e dá crescimento ao crente.
É uma arma poderosa de defesa.
(Sl 119.11) “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.”

Além da Palavra, o crente deve estar em constante oração.
Esta é uma estratégia para a vitória.

3.2  Posição de retaguarda

Essa é a posição de defesa e proteção, muitos crentes só se preocupam com a posição de ataque, deixando a defesa descoberta.
Outros, ao contrário, não atacam. Só se defendem, nunca chegam a alcançar a vitória porque na espera não reagem, não enfrentam a luta.

3.2.1      Armas de defesa e proteção

·         Fé – cultvar a fé (Ef 6.16) “E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno.”

·         Palavra de Deus (Ef 6.13) “Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.”

·         Evangelho – poder através do evangelho (Ef 6.15) “e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz.”

·         Couraça da Justiça (Ef 6.14) “Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça.”

·         Verdade (Ef 6.14) “Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça.”

3.3  Posição de sustentação

Essa é linha de suprimento, é perigoso para o Cristão, se ele pretende enfrentar o inimigo, ficar só preocupado com o ataque e com a defesa.

Com o passar do tempo, há o desgaste, e se faltar suprimento, ele enfraquecerá,. O diabo espera o momento exato d fraqueza para agir com ousadia a fim de derrotar o crente.

3.3.1      Oração intercessória
(Ef 6.18,19) “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. 19E orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho.”

(Tg 5.16) “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder”

É também uma forte arma de sustentação. Por isso, por onde o apóstolo Paulo passava, pedia orações nas igrejas.
(Cl 4.3) “Orem também por nós a fim de que Deus nos dê uma boa oportunidade para anunciar a sua mensagem, que trata do segredo de Cristo. Pois é por causa dessa mensagem que estou na cadeia.”

(2 Ts 3.1) “Finalmente, irmãos, orem por nós para que a mensagem do Senhor continue a se espalhar rapidamente e seja bem aceita, como aconteceu entre vocês.”

O cristão precisa estar atento e preparado em todos os aspectos.

3.4  As armas certas para o combate espiritual

Os recursos humanos de nada servirão nessa guerra. Os equipamentos procedem de Deus.

Não pense que com a sua força ou sabedoria será vitorioso.
Mas também não precisa sentir medo ou recuar diante da batalha, o cristão possui a autoridade e a força vindas do Senhor Jesus.

3.4.1      Encher-se do Espírito Santo
(Ef 5.18) “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.”

(Ef 6.10) “Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.”

Sem o Senhor Jesus, sem a unção do seu Espírito, ninguém vence a batalha espiritual. Quando o crente está revestido do poder de Deus, quando ele deixa transparecer a Glória do Senhor em sua vida, dessa forma fortalecido, pode vencer a satanás.

3.4.2      Estar firme
(Ef 6.14) “Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça,”

Firmeza significa resistência, persistência e consistência, estar cingido siginifica estar protegido, essa situação deve ser constante. Não pode ter altos e baixos.

Não se pode fazer de conta que é cristão. O diabo não faz de conta que é diabo. Ele é de fato.

3.4.3      Ser obediente ao Senhor

Obediência significa atender a sua vontade, o profeta Samuel ensinou que a obediência traz mais prazer a Deus do que ofertas e sacrifícios.
(1 Sm 15.22) “Samuel respondeu:
– O que é que o Senhor Deus prefere?
Obediência ou oferta de sacrifícios?
É melhor obedecer a Deus
do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.”

3.4.4      Buscar proteção
(Ef 6.17) “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”

Se a mente do homem for danificada, todo o resto do seu corpo sofrerá.
Satanás sabe que se conseguir danificar a mente do cristão, será muito fácil derrotá-lo.
Porém, o filho de Deus tem o “capacete da salvação“ para se proteger.

CONCLUSÃO

A vitória só será alcançada se o cristão permanecer firme na fé, obediente aos preceitos divinos, orando e vigiando em todo tempo.
Cumpra estes princípios e você será um vencedor.




















(1 Jo 2.13,14) “Pais, escrevo a vocês
porque conhecem aquele que existiu
desde a criação do mundo.
Jovens, escrevo a vocês
porque vocês têm vencido o Maligno.
14Escrevo a vocês, filhinhos,
porque conhecem o Pai.
Escrevo a vocês, pais,
porque conhecem aquele que existiu
desde a criação do mundo.
Escrevo a vocês, jovens,
porque são fortes.
A mensagem de Deus vive em vocês,
e vocês já venceram o Maligno.”

(1 Jo 5.18) “Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles.”

Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário