Tema da aula do dia 13/03/2011.
A palavra Bílbia deriva do grego "Bíblion" que quer dizer "Livros". Dentro dela não se encontra a palavra Bíblia, mas sim "Escrituras" (João 5.39 "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" Timóteo 3.16 "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"), pois era o único termo empregado para ela.
No século IV de nossa era, a expressão Bíblia foi introduzida pelo Pastor Crisóstomos da Igreja de Antioquia.
A Bíblia possui características e finalidades diferentes de qualquer outro livro, pois ela é a Palavra de Deus, a qual expressa a obra de redenção do homem em Jesus Cristo. seus propósitos maiores são o de orientar e guiar a humanidade.
A Bíblia quanto a sua natureza é um livro divino, pois fala de um passado glorioso, um presente de certeza e um futuro maravilhoso. Seus escritores foram diversos (mais ou menos 40), os lugares totalmente diferentes e épocas longínquas uma das outras (aproximadamente 1.600 anos do 1º ao último livro), mas a harmonia nos seus escritos foi e é marcante. Nelas estão contidas as soluções para os problemas mais impossíveis a vista humana, e responde as perguntas mais profundas que qualquer coração humano fizer, por que revela a verdade que os homens nunca ouvirão.
O seu autor é Deus, e os seus escritores a escreveram por inspiração do Espírito Santo do Senhor Deus (II Timóteo 3.16).
Ela foi escrita em hebraico antigo (Antigo Testamento), sendo que, algumas palavras do livro de Daniel foram escritas em aramaico, e o livro de Mateus foi escrito em hebraico.
Quando Gutemberg inventou a imprensa (1516), a Bíblia foi o 1º livro a ser editado no mundo.
São 66 livros contidos na Bíblia, dividindo-se em Antigo e Novo Testamento.
Cada livro da Bíblia esta dividido em capítulos enumarados. Os capítulos por sua vez se subdividem em pequenos parágrafos chamados versículos, assim, “João 3.16” refere-se ao versículo 16 do capítulo 3 do Livro de João.
Para se referir a dois versículos, coloca-se uma vírgula entre os números: “João 3.16,17,30”.
Usa-se um hífen entre dois versículos, e em diversos capítulos usa-se ponto e vírgula para separar as referências “João 3.16-24;”
O Antigo Testamento contém 39 Livros e o Novo Testamento é formado por 27 Livros.
O Antigo Testamento subdivide-se em:
1) Pentateuco: 05 Livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
2) Históricos: 12 Livros: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
3) Poéticos: 05 Livros: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
4) Proféticos: está dividido em dois tipos:
4.1 Proféticos Maiores: 05 Livros – Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
4.2 Proféticos Menores: 12 Livros – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
O Novo Testamento subdivide-se em:
1) Evangelhos: 04 Livros: Mateus, Marcos, Lucas e João.
2) Históricos: : 01 Livros – Atos dos Apóstolos.
3) Epístolas: 21 cartas divididas em dois tipos:
Epistolas Paulinas: 13 Livros – Romanos, I e II Coríntios, Galátas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom.
Epístolas Gerais: 08 Livros – Hebreus, Tiago I e II Pedro, I e II e III João e Judas.
4) Proféticos: 01 Livro - Apocalipse
Nenhum comentário:
Postar um comentário